A escritora Marlene Rothbarth visita a turma do 3º ano.

Dia 25 de Março foi um dia especial, não somente para a turma do terceiro ano, para toda a escola. Recebemos a ilustre visita da escritora Marlene Rothbarth, autora do livro infantil “Julia e Gabriel visitam Itajaí”. 


A autora nasceu em Itajaí, é formada em Pedagogia e especializada em administração escolar. Teve longa carreira dedicada à educação, em que foi Diretora, Inspetora, além de ser Diretora do Museu Histórico de Itajaí, membro fundador da Academia de Letras e da PROARTE de Itajaí. Recentemente a escritora foi escolhida para receber a Medalha Antonieta de Barros, uma homenagem da Assembléia Legislativa às mulheres de destaque em Santa Catarina.

Paixão pelo patrimônio histórico. Essa foi uma das inspirações que resultou na obra infanto-juvenil, “Júlia e Gabriel visitam Itajaí”. Os personagens passeiam pela cidade, guiados por um Siri, que conta a história das construções antigas mais importantes situadas nas primeiras ruas que deram origem à cidade. As crianças são personagens vivas que escolheu para ilustrar esta história: Júlia, neta da amiga Lindinalva, (autora das ilustrações do livro), e Gabriel, seu neto. Eles se encantam com as histórias contadas pelo siri, conhecendo o Centro Histórico de Itajaí, aprendendo vocábulos específicos que contribuem para enriquecer o aprendizado da Língua Portuguesa.

O livro tem como estratégia, envolver alunos, pais e professores, que conhecerão a importância do patrimônio histórico e, conseqüentemente, devem estimular sua preservação. Como slogan para divulgar a importância do Patrimônio Histórico ficará a frase: “Quem cuidará do retrato desta Cidade para que o tempo não danifique sua fisionomia e as gerações futuras possam valorizar seus antepassados e falar deles com carinho?” 

Outras obras da autora: Uma História de Família, genealogia das famílias Silva e Rothbarth; Famílias de Itajaí - Mais de um século de história; A Saga da Família Asseburg; Famílias de Itajaí - Mais de um século de História, II volume.

A turma do terceiro ano agradece gentilmente sua visita Dona Marlene, e dizem que "...Estamos felizes por conhecer a autora de um livro, mais ainda porque ela é da nossa cidade e os personagens são reais, isso é divertido!"


Biografia e resenha do livro extraídos de JusBrasil. Disponível em: http://prefeitura-itajai-sc.jusbrasil.com.br/politica/4773898/escritora-itajaiense-lanca-livro-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário