Nossa Escola


UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA...

A Escola Básica Prefeito Alberto Werner iniciou suas atividades em uma pequena residência cedida pela família Werner, onde funcionava como escola estadual. Em 1998, através do Decreto: Nº5.655 - 18/06/98, foi transformada em Unidade Escolar Municipal. Com o decreto n º 6062, de 22 de fevereiro de 2000, passou a ser denominada Escola Básica Prefeito "Alberto Werner". Localizada no Bairro Carvalho - Loteamento Santa Terezinha - situada à Rua Francisco Rodrigues Pereira S/Nº. Sua clientela é constituída por meio de zoneamento. Núcleo de alunos vindos dos bairros: Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Promorar e localidade do Morro da Caixa D'água. Atualmente, conta com duzentos e cinqüenta (250) alunos, aproximadamente, distribuídos entre o 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental de nove anos e 4ª à 8ª Série do Ensino Fundamental de oito anos, com idade entre 06 (seis) até 17 (dezessete) anos. Possui 29 (vinte e nove) funcionários.

Fonte: Portal 150 anos - Itajaí




QUEM FOI ALBERTO WERNER

Indicado pelo Interventor Federal, assumiu o governo do Município de Itajaí de 02 de janeiro de 1932 até 02 de maio de 1933.
Nascido em 27 de janeiro de 1870, foi proprietário de uma grande fazenda de gado e comércio de secos e molhados em Carvalho.
Casa Alberto Werner
Filho de Peter Werner e Anna Margaretha Michels, foi casado com Ambrosina Leite e teve 13 filhos, entre esses Avelino Werner. A caminho de Brusque, a seis quilômetros da cidade de Itajaí, na localidade Carvalho, estava a conhecida Casa Alberto Werner. Era construída reunindo seis chalés, dois pavimentos, arcos em madeira, emoldurando o beirado no alto. Na parte frontal haviam três portas e na lateral direita duas, com pequenas molduras de madeira, em relevo. Duas portas frontais e uma lateral, serviam para a entrada do compartimento ocupado no comércio varejista ( secos/ molhados / louças / armarinhos). Sua construção deu-se no ano de 1923. A pintura externa era simples combinando rosa claro com amarelo, também claro, portas em marrom, janelas brancas. Seu interior era bastante original: o teto, na sala de visitas, era pintado em toda sua extensão, um caramanchão com trepadeiras horizontalmente, logo abaixo do teto, eram ramalhetes de rosas e, verticalmente, de espaço em espaço, rosas dispersas em cores suaves. No corredor, entrando pela porta da frente, na altura de um metro, pintura em marrom claro e fundo claro, assim como veios de madeira ao fundo, à esquerda, mais espaçosa, a sala de jantar, com pintura de cachos de uva. Foi habitável até 1983 sendo demolida em 1992.
O proprietário, Alberto Pedro Werner, foi casado com Ambrosina Leite e tiveram 14 filhos (8 homens e 6 mulheres). Iniciou sua vida como condutor de tropas de gado, juntamente com o comércio. Possuía uma pequena fazenda com criação de gado e uma olaria, que muito contribuiu na construção de residências na cidade de Itajaí, principalmente na Vila Operária, cujo início deu-se graças a criação de uma cooperativa sendo um dos membros fundadores e contribuinte com áreas de terra. Hoje neste local, existe, uma das ruas com seu nome.
Era um apaixonado por animais, principalmente cavalos. Foi um dos fundadores da Sociedade Hípica do Vale do Itajaí. Participava de corridas, e, a área que circundava sua propriedade, nos finais de semana, era ocupada por encontros de outros apaixonados pelo mesmo esporte, servindo a mesma para troca, compra e venda de cavalos.
Descende de uma família pioneira na colonização da bacia do Itajaí-Mirim. Sua participação na política só ocorreu por volta do ano de 1929, ocasião da campanha da Aliança Liberal, cuja causa abraçou com entusiasmo. Em 02/01/1932 tomou posse como Prefeito Municipal, cargo para o qual fora nomeado pelo então Interventor Federal em Santa Catarina.
Sua trajetória pela Prefeitura foi breve, pois em 02/05/1933 deixou o cargo, devido às muitas reviravoltas na política local. Não realizou grandes empreendimentos, mesmo porque eram escassos os recursos do erário naquela época. Pode sim, pôr à mostra todos os seus reconhecidos dotes de honestidade, tão engrandecidos por seus conterrâneos. Faleceu em 01/12/1939."

Texto: Adolphina Werner Cunha

Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva



Fizeram história na escola - na educação e na mídia:

  • CONCURSO SLOGAN SOBRE A DENGUE - 30/11/2010
VENCEDOR:LUCAS CARDONE PINTO - aluno da sexta série.
FRASE: "ITAJAÍ CIDADE SEGURA, A DENGUE NÃO SE MISTURA"
Surpreso com a premiação, Lucas declarou: “Fiquei bem feliz com este presente de natal, porque a minha bicicleta estava velhinha e agora terei uma nova, mas também gostei de ter ganhado porque minha frase vai ficar conhecida e também porque estou ajudando a prevenir a dengue”.


  • PROJETO SHOW-AULA - 22/08/2011
Projeto tem o intuito de descortinar o universo musical brasileiro para os alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e despertar o interesse dos estudantes para esta disciplina que passará a ser obrigatória no currículo escolar. Idealizado pelo músico itajaiense Arnou de Melo, a proposta prevê a realização de um “show-aula”, com apresentação didática dos instrumentos, ritmos e história dos autores/compositores brasileiros que comporão o programa em forma de um "pocket show” do “Arnou de Melo Trio”.


  • ESCOLA BÁSICA ALBERTO WERNER RECEBE MATERIAIS PARA A SALA MULTIFUNCIONAL.
Disponível em:

  • PROFESSORA ANDRÉA REGINA MARQUES PADILHA E JHONATHAN WILLIAM PINTO(aluno) - 29/11/2011
A professora Andréa Regina Marques Padilha e o estudante Jhonathan Willian Pinto, da Escola Básica Prefeito Alberto Werner, em Itajaí (SC), criaram um blog especialmente voltado ao atendimento de alunos com algum tipo de deficiência. A iniciativa de criar um espaço interativo online onde todas as crianças da sala de aula pudessem expressar seu aprendizado partiu do aluno e, pode ser concretizada graças à ajuda da professora.
Andréia Regina desenvolve ainda a comunicação alternativa, a produção de materiais pedagógicos adaptados e a tecnologia assistiva. Dentro desse trabalho, buscando uma tecnologia acessível, a professora começou a desenvolver atividades com o aluno Jhonathan, do oitavo ano (sétima série), a fim de despertar seu interesse, contribuir para melhorar sua atenção, raciocínio e, principalmente, estimular sua criatividade e a capacidade de tomar decisões e de ter iniciativas.
Nesse processo, Jhonathan que apresenta déficit cognitivo leve associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Dislexia, manifestou a vontade de criar um blog. E a partir de seu interesse, a professora criou, em agosto de 2011, o espaço virtual Construindo na sala multiespecial. Nesse espaço, os alunos podem pesquisar, ler, escrever comentários, expor suas produções nos atendimentos, opinar sobre o que desejam ampliar de conhecimento...construindo seu aprendizado no blog e tendo acesso às construções dos demais colegas. “O blog logo virou uma febre entre as crianças”, conta a professora.
A professora ressalta que esse blog passou a funcionar como uma extensão do processo inclusivo que já havia sido iniciado. Desde maio de 2011, ela movimenta o blog Sala Multiespecial da Andréa, criado com o objetivo de manter a comunidade escolar – direção, professores, pais – informada sobre assuntos como: as questões inclusivas, as dúvidas referentes a legislação em vigor e as atividades apropriadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, entre outros. (Fátima Schenini)

Obrigada professora Andréa, seu trabalho é muito especial! Parabéns.

Disponível em:


  • SEMANA DO LIVRO INFANTIL EM ITAJAÍ - 17/04/2012
Na oportunidade, a equipe organizou uma exposição com os novos livros repassados pela Secretaria Municipal de Educação sobre Africanidade. “O objetivo foi promover a discussão e conhecimentos sobre o legado cultural africano para o Brasil a fim de disseminar entre os estudantes o sentido de igualdade e compreensão da diversidade”, ressalta a Diretora Vera Lúcia Martins.

Disponível em:


  • PROFESSOR MARCELO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 21/06/2012
Escolas de Itajaí fazem trabalho reconhecido na Educação Inclusiva. O município está em 1º lugar em ranking nacional divulgado pelo Ministério da Educação.Conheça a história de superação do Professor Marcelo que leciona na Escola Básica Prefeito Alberto Werner, no Bairro Carvalho.
Data de Exibição: 21/06/2012
Reportagem: Farley Cerri
Imagens: Diego Noble
Publicado em 04/07/2012
Nosso agradecimento e reconhecimento ao professor Marcelo, tanto pelo trabalho realizado, como também pelo magnífico exemplo. Muito obrigada professor!



  • VISITA AO 7º BATALHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS ITAJAÍ - 09/07/2012
O Sétimo Batalhão encerrou as comemorações da Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios. Durante o período da manhã foi realizada a Operação Alerta Vermelho, no bairro Murta, em Itajaí. Em um contato corpo a corpo, de porta em porta, a Corporação ensinou aos moradores como se prevenir contra incêndios.

Disponível em: 


  • ESCOLA E SUSTENTABILIDADE - 20/09/2013
Educação promove conferência com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

Disponível em:


  • CONCURSO MUNDIAL DO CARTAZ SOBRE A PAZ - 12/11/2013
O Lions Clube Itajaí Verde Vale está patrocinando a participação dos alunos com idade entre 11 e 13 anos de duas escolas municipais de nossa cidade para que participem do “Concurso Mundial do Cartaz sobre a Paz”, edição 2013/14, que, neste ano, tem o tema “O nosso mundo e o nosso futuro”.
Nosso agradecimento à Professora Sueli B. J. Yoshihara, trabalho criativo!


Se você é pai/mãe, professor, aluno, ex-professor ou ex-aluno, colaborador, voluntário, e fez parte da nossa história, entre em contato! Envie sua história/foto/material. Nos ajude a construir nossa trajetória e permita que agradeçamos por sua participação. Sua colaboração/opinião/sugestão pode ser enviada via comentários nesta página, via e-mail para: ebpaw@itajaí.sc.gov.br , ou mesmo pessoalmente em nossa unidadede ensino, localizada à Rua Francisco Rodrigues Pereira, S/Nº - Carvalho, Itajaí - SC, 88307-600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário