
1.0
– Introdução
2.0
– Rotinas
3.0
– Avaliação
3.1
– Avaliação
Diagnóstica ou Inicial
3.2
– Avaliação
Formativa ou Contínua
3.3
– Avaliação
Somativa ou Final
4.0
– Recuperação
Paralela
5.0
– Diários de
Classe
6.0
– Plano de Aula e
de Ensino
7.0
– Equipamentos
8.0
– Recomendações
1.0
–
Introdução

Trata-se de um conjunto de regras implícitas ou explícitas que regem as
responsabilidades daqueles envolvidos nos processos de ensino e de
aprendizagem.
2.0
–
Rotinas

Os horários
deverão ser cumpridos de acordo com os combinados estabelecidos pela Unidade
Escolar (três chegadas tardes ou três saídas cedo serão computadas como uma
falta injustificada).
No período
matutino a entrada acontecerá diariamente às 07h25min e a saída se dará às
11h40min.
No período
vespertino a entrada acontecerá diariamente às 13h25min e a saída às 17h40min.
Cada professor é
responsável pela a organização da fila da sua turma tanto na entrada, quanto
após o recreio ou em eventos. É proibido liberar os alunos antes do sinal do
recreio e da saída.
O aluno atrasado
será encaminhado até o serviço de Orientação Educacional, que permitirá a
entrada em sala de aula somente com documento e carimbo da Orientadora
Educacional ou Direção na ausência dela.
O livro ponto
deverá ser assinado todos os dias
Caso o aluno se
locomova à escola usando bicicleta, o mesmo deverá descer da mesma e entrar no
ambiente escolar a pé, deixando a bicicleta no bicicletário.
A escola não se
responsabiliza por furtos ocorridos no bicicletário, portanto, cabe ao aluno
providenciar um cadeado para sua bicicleta, valendo o mesmo cuidado para
materiais e outros itens pessoais do aluno.
Em caso de
atestado médico, curso de formação ou outro motivo que justifique a falta,
entrar em contato com a Secretária Escolar responsável pelo ponto – Carmem E.S.
Greiffo.
A saída dos alunos
ao final da aula será realizada pelo portão grande. Os alunos de 1º ao 5º ano
serão acompanhados pelos professores e entregue aos pais.
Ao término das aulas, desligar os
ventiladores e ares-condicionados, apagando as luzes e verificar as condições de
organização e limpeza da sala de aula.
A Hora Atividade
deverá ser cumprida na Unidade Escolar. Poderá haver a negociação destes
horários com a Direção. Atitudes como esta só promovem a qualidade do ensino e
o bom andamento da Unidade Escolar.
Em caso de falta
por problemas de saúde, apresentar na escola Atestado Médico. Em caso de
problemas particulares, comunicar se possível, antecipadamente à Direção ou
Administradora. A substituição não poderá ocorrer mais de uma vez por mês e o
substituto deverá ser da área do magistério.
A contratação de
substituto será de responsabilidade do professor, tanto a escolha quanto o
pagamento.
A reposição das
aulas de Educação Física acontecerá na 6ª feira ou hora janela.
O professor deverá
se preparar alguns antes do término das aulas, recolhendo os livros e
organizando a sala. A troca ocorrerá quando todos os professores estiverem no
corredor. A ida de alunos ao banheiro não deverá ser permitida neste período.
Ao assumir a aula, a ausência de alunos deverá ser observada pelo professor,
que comunicará através da liderança de classe à Orientadora Educacional.
A chamada será
feita todos os dias pelos professores.
O uso do Parque
Infantil acontecerá 02 (duas) vezes por semana para os alunos dos 1º e 2ºs
anos.
3.0
– Avaliação
O professor deverá
conhecer e aplicar os diferentes tipos de avaliação, considerando que a
avaliação deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem. São tipos
de avaliação:
3.1
– Avaliação
Diagnóstica ou Inicial
Está
centrada no aluno e tem as funções de orientar, identificar, predizer e
adaptar.
3.2
– Avaliação
Formativa ou Contínua
Está
centrada no processo e tem as funções de regular, orientar e corrigir.

3.3
– Avaliação
Somativa ou Final
Está centrada no produto e tem as funções de certificar, verificar,
classificar, situar e informar.
A avaliação do
período de diagnóstico, que acontecerá no início do ano letivo, deverá ser
elaborada a partir das habilidades da série anterior e seus resultados
registrados em planilhas específicas para levantamento dos dados.
Os instrumentos de
avaliação, elaborados de diversificadas formas, deverão ser planejados
antecipadamente e seus critérios devidamente registrados em planilhas
específicas para levantamento dos dados.
As avaliações
serão aplicadas somente pelos professores titulares das disciplinas, nunca por
professor substituto.
A devolutiva das
avaliações aplicadas deverá ser feita o mais breve possível, facilitando ao
aluno, caso seja necessário, a recuperação do conteúdo, além da observação e intervenção
do Professor e da Supervisora Escolar.
Os trabalhos
deverão ser realizados em sala de aula, sob a orientação e responsabilidade do
professor. Desta forma, será evitada a falta de entrega dos trabalhos e a
ausência do registro de notas.
Os resultados das
avaliações deverão ser cuidadosamente observados para que sejam organizadas as
atitudes a serem tomadas (nova avaliação, novo instrumento, recuperação de
conteúdos, etc.).
As datas
estabelecidas pelo professor para a realização das avaliações só serão
remarcadas para os alunos faltosos, em casos de justificativas escritas e
assinadas pelos pais, que deverão ser anexadas aos Diários de Classe do
bimestre correspondente ou entregue à Orientadora Educacional.
4.0
– Recuperação
Paralela
A recuperação
paralela é um direito do aluno, garantido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional), Lei 9394/96, Artigo 12, Parágrafo V.
Será aplicada a
Recuperação Paralela após todas as avaliações e para todos os alunos de 3º ano
a 8ª série que obtiveram nota inferior a 6,0.
A recuperação
paralela é a recuperação de conteúdo e não de nota. Portanto, é garantida ao
aluno nova oportunidade de aquisição do conhecimento necessário acerca do
conteúdo e nova aplicação de instrumento de avaliação, devidamente planejados
pelo professor.
As datas
estabelecidas pelo professor para a realização da Recuperação Paralela só serão
remarcadas para os alunos faltosos em casos de justificativas escritas e
assinadas pelos pais, que deverão ser anexadas aos Diários de Classe do
bimestre correspondente ou entregues à Orientadora Educacional.
A nota obtida após
a Recuperação Paralela deverá ser registrada e identificada no Diário de
Classe. Esta nota substitui a anterior, que necessariamente deverá ser superior
àquela obtida no primeiro momento. Caso o aluno obtenha nota igual ou inferior,
não houve recuperação e o processo deverá ser repetido ao menos mais uma vez.
5.0
– Diários de
Classe
Serão registradas
no Diário de Classe as notas referentes às avaliações realizadas pelas
disciplinas no decorrer de um bimestre.
As notas no Diário
de Classe serão registradas de caneta preta ou azul, de forma legível e sem
rasuras.
Serão registradas,
no mínimo, para as disciplinas de 02 (duas) aulas por semana, 03 (três) notas
bimestrais de avaliações, 02 (duas) notas para as disciplinas de 01 (uma) aula
por semana e 06 (seis) notas para as disciplinas de 04 (quatro) dias na semana
(séries finais).
Serão registradas,
no mínimo, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática 07 (sete)
notas bimestrais e para as demais disciplinas, 03 (três) notas (séries
iniciais).
As notas serão
verificadas quinzenalmente pela Supervisão Escolar.
Os alunos com
faltas justificadas terão direito a realizar a avaliação em outro momento
determinado pelo professor. Em caso de não alcançar a média, igualmente fará a
Recuperação Paralela.
Os espaços do Diário de Classe deverão ser
preenchidos com o mesmo número de notas para todos os alunos.
O Diário de Classe
é um documento para registro dos conteúdos, atividades desenvolvidas e notas
alcançadas que deverá permanecer na escola caso haja necessidade de divulgação
das informações nele contidas.
Os Diários de
Classe serão entregues diariamente para o serviço de Supervisão Escolar.
O Diário de Classe
será entregue à Supervisora Escolar ao final de cada bimestre e após o
Pré-Conselho devidamente preenchidos com notas das avaliações, notas de
Recuperação Paralela, médias fechadas, número de faltas por aluno, freqüência,
conteúdo e atividades desenvolvidas. Todos os diários serão assinados pelo
professor da disciplina.
6.0
– Plano de Aula e
de Ensino
O Plano de Ensino
é o documento norteador do trabalho do professor, pois apresenta os conteúdos e
habilidades a serem desenvolvidos durante o ano letivo. Nele constam os
conteúdos mínimos a serem estudados, tornando-se desta forma, flexível para o
acréscimo e para o ajuste de novos conteúdos.
Serão
confeccionadas 02 (duas) cópias do Plano de Ensino, 01 (uma) para o professor e
01 (uma) para ficar arquivada na Unidade Escolar.
O Plano de Ensino
deverá ser entregue até o dia 29/03 para a Supervisora Escolar.
O Plano de Aula é
o registro escrito da programação do professor para suas aulas, além de ser uma
das maneiras de comunicação entre Professores, Supervisão e Direção. Por isso
será feito antecipadamente, diário ou semanal e estar de acordo com o Plano de
Ensino. Nele constarão as áreas de abrangência (Disciplina, Conteúdos,
Atividades Relacionadas, Avaliações, Recuperação Paralela e Tarefas para Casa).
O professor terá
acompanhamento e visita da Supervisora Escolar 01 (uma) vez por semana.
7.0
– Equipamentos
O vídeo cassete,
retroprojetor, aparelho de som, Data Show TV da Sala de vídeo, serão agendados
antecipadamente com o Profº Cristiano, Instrutor de Informática mediante
contato com o mesmo.
Os computadores do
Laboratório de Informática são de uso exclusivo para as aulas de informática.
Fica vetado o
acesso a sites de redes sociais e mensageiros instantâneos, também como sites
de conteúdo impróprio ou não condizente com o ambiente.
Para restringir o
acesso aos sites citados, haverá um bloqueio dos mesmos para quem usa a rede da
escola, em caso de encontrar um site impróprio ainda não bloqueado, deve-se
repassar o endereço ao Instrutor de Informática para que ele possa realizar o
bloqueio do endereço.
É expressamente proibido repassar a senha
da rede sem fio para alunos, já que seu uso é apenas para Laboratório de
Informática, Biblioteca e Professores/Funcionários da Escola.
8.0 -
Recomendações
Os alunos doentes
serão encaminhados para a Orientação Educacional juntamente com os líderes.
Goma de mascar,
Bonés, Piercings, Brincos e Celulares, são expressamente proibidos na escola e
em sala de aula.
Alunos e
professores devem evitar ficar nas janelas das salas de aula.
A saída dos
professores da sala de aula deverá ser evitada, pois gera indisciplina.
Utilizar o líder de classe, sempre que necessário para realizar solicitações.
Serão encaminhados
para quadra, em caso de falta de professor, somente os alunos que estiverem em
aula de Educação Física. Nas demais disciplinas, serão feitas substituições com
atividades em sala de aula.
Os combinados de
sala serão realizados pela Orientação Educacional e fixado na sala pelo
professore regente (1º ano a 8ª série).
A escolha dos
Líderes de Classe e dos Regentes de Turma será resultado de um trabalho
dirigido do Orientador Educacional e passará pela aprovação dos professores.
É necessário que o
professor, ao utilizar a Biblioteca Escolar, selecione antecipadamente o
material de pesquisa e se comunique com a professora responsável pela
biblioteca.
A solicitação da
presença dos pais na escola deverá passar pelo conhecimento da Orientadora
Educacional.
Os cadernos dos
alunos serão acompanhados pelo professor. Nos anos iniciais corrigidos, nos
anos finais, carimbados. O acompanhamento sistemático dos cadernos se faz
necessário para conferência de tarefas e atividades não realizadas, trabalhos
não entregues, conteúdos não registrados, etc.
Os alunos serão
retirados da sala de aula somente com a autorização da Orientadora Educacional
que avaliará a gravidade da situação estabelecida.
O uso do
guardanapo é obrigatório.
Os alunos do 1º ao
5º ano serão encaminhados e acompanhados pelo professor.
A saída dos alunos
da sala para idas ao banheiro será identificada por um cartão, inclusive
durante as aulas de Educação Física.
Os materiais
didáticos serão solicitados para a Administradora Escolar através do
preenchimento de requisição.
Os telefones
celulares dos professores deverão permanecer no silencioso.
Caso seja
necessária a utilização do telefone da escola, o professor utilizará a linha
telefônica da Secretaria.
Cada professor
recebe uma chave da sala de aula, que deverá fechar sempre na hora do recreio
ou sempre que precisar se retirar da sala e deixar material de alunos.
O professor é responsável pela chave que
recebeu, caso haja perda ou quebra, o professor deverá providenciar outra
imediatamente.
Itajaí, 07 de
Março de 2013
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