Contrato Didático

Índice

1.0            – Introdução
2.0            – Rotinas
3.0            – Avaliação
3.1            – Avaliação Diagnóstica ou Inicial
3.2            – Avaliação Formativa ou Contínua
3.3            – Avaliação Somativa ou Final
4.0            – Recuperação Paralela
5.0            – Diários de Classe
6.0            – Plano de Aula e de Ensino
7.0            – Equipamentos

8.0            – Recomendações



1.0  – Introdução

Trata-se de um conjunto de regras implícitas ou explícitas que regem as responsabilidades daqueles envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.

  
2.0  – Rotinas

Os horários deverão ser cumpridos de acordo com os combinados estabelecidos pela Unidade Escolar (três chegadas tardes ou três saídas cedo serão computadas como uma falta injustificada).

No período matutino a entrada acontecerá diariamente às 07h25min e a saída se dará às 11h40min.

No período vespertino a entrada acontecerá diariamente às 13h25min e a saída às 17h40min.

Cada professor é responsável pela a organização da fila da sua turma tanto na entrada, quanto após o recreio ou em eventos. É proibido liberar os alunos antes do sinal do recreio e da saída.

O aluno atrasado será encaminhado até o serviço de Orientação Educacional, que permitirá a entrada em sala de aula somente com documento e carimbo da Orientadora Educacional ou Direção na ausência dela.

O livro ponto deverá ser assinado todos os dias

Caso o aluno se locomova à escola usando bicicleta, o mesmo deverá descer da mesma e entrar no ambiente escolar a pé, deixando a bicicleta no bicicletário.

A escola não se responsabiliza por furtos ocorridos no bicicletário, portanto, cabe ao aluno providenciar um cadeado para sua bicicleta, valendo o mesmo cuidado para materiais e outros itens pessoais do aluno.

Em caso de atestado médico, curso de formação ou outro motivo que justifique a falta, entrar em contato com a Secretária Escolar responsável pelo ponto – Carmem E.S. Greiffo.

A saída dos alunos ao final da aula será realizada pelo portão grande. Os alunos de 1º ao 5º ano serão acompanhados pelos professores e entregue aos pais.

Ao término das aulas, desligar os ventiladores e ares-condicionados, apagando as luzes e verificar as condições de organização e limpeza da sala de aula.

A Hora Atividade deverá ser cumprida na Unidade Escolar. Poderá haver a negociação destes horários com a Direção. Atitudes como esta só promovem a qualidade do ensino e o bom andamento da Unidade Escolar.

Em caso de falta por problemas de saúde, apresentar na escola Atestado Médico. Em caso de problemas particulares, comunicar se possível, antecipadamente à Direção ou Administradora. A substituição não poderá ocorrer mais de uma vez por mês e o substituto deverá ser da área do magistério.

A contratação de substituto será de responsabilidade do professor, tanto a escolha quanto o pagamento.

A reposição das aulas de Educação Física acontecerá na 6ª feira ou hora janela.

O professor deverá se preparar alguns antes do término das aulas, recolhendo os livros e organizando a sala. A troca ocorrerá quando todos os professores estiverem no corredor. A ida de alunos ao banheiro não deverá ser permitida neste período. Ao assumir a aula, a ausência de alunos deverá ser observada pelo professor, que comunicará através da liderança de classe à Orientadora Educacional.

A chamada será feita todos os dias pelos professores.

O uso do Parque Infantil acontecerá 02 (duas) vezes por semana para os alunos dos 1º e 2ºs anos.

3.0  – Avaliação

O professor deverá conhecer e aplicar os diferentes tipos de avaliação, considerando que a avaliação deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem. São tipos de avaliação:

3.1    – Avaliação Diagnóstica ou Inicial
Está centrada no aluno e tem as funções de orientar, identificar, predizer e adaptar.

3.2    – Avaliação Formativa ou Contínua
Está centrada no processo e tem as funções de regular, orientar e corrigir.


 

3.3    – Avaliação Somativa ou Final
Está centrada no produto e tem as funções de certificar, verificar, classificar, situar e informar.

A avaliação do período de diagnóstico, que acontecerá no início do ano letivo, deverá ser elaborada a partir das habilidades da série anterior e seus resultados registrados em planilhas específicas para levantamento dos dados.

Os instrumentos de avaliação, elaborados de diversificadas formas, deverão ser planejados antecipadamente e seus critérios devidamente registrados em planilhas específicas para levantamento dos dados.

As avaliações serão aplicadas somente pelos professores titulares das disciplinas, nunca por professor substituto.

A devolutiva das avaliações aplicadas deverá ser feita o mais breve possível, facilitando ao aluno, caso seja necessário, a recuperação do conteúdo, além da observação e intervenção do Professor e da Supervisora Escolar.

Os trabalhos deverão ser realizados em sala de aula, sob a orientação e responsabilidade do professor. Desta forma, será evitada a falta de entrega dos trabalhos e a ausência do registro de notas.

Os resultados das avaliações deverão ser cuidadosamente observados para que sejam organizadas as atitudes a serem tomadas (nova avaliação, novo instrumento, recuperação de conteúdos, etc.).

As datas estabelecidas pelo professor para a realização das avaliações só serão remarcadas para os alunos faltosos, em casos de justificativas escritas e assinadas pelos pais, que deverão ser anexadas aos Diários de Classe do bimestre correspondente ou entregue à Orientadora Educacional.

4.0  – Recuperação Paralela

A recuperação paralela é um direito do aluno, garantido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei 9394/96, Artigo 12, Parágrafo V.

Será aplicada a Recuperação Paralela após todas as avaliações e para todos os alunos de 3º ano a 8ª série que obtiveram nota inferior a 6,0.

A recuperação paralela é a recuperação de conteúdo e não de nota. Portanto, é garantida ao aluno nova oportunidade de aquisição do conhecimento necessário acerca do conteúdo e nova aplicação de instrumento de avaliação, devidamente planejados pelo professor.

As datas estabelecidas pelo professor para a realização da Recuperação Paralela só serão remarcadas para os alunos faltosos em casos de justificativas escritas e assinadas pelos pais, que deverão ser anexadas aos Diários de Classe do bimestre correspondente ou entregues à Orientadora Educacional.

A nota obtida após a Recuperação Paralela deverá ser registrada e identificada no Diário de Classe. Esta nota substitui a anterior, que necessariamente deverá ser superior àquela obtida no primeiro momento. Caso o aluno obtenha nota igual ou inferior, não houve recuperação e o processo deverá ser repetido ao menos mais uma vez.

5.0  – Diários de Classe

Serão registradas no Diário de Classe as notas referentes às avaliações realizadas pelas disciplinas no decorrer de um bimestre.

As notas no Diário de Classe serão registradas de caneta preta ou azul, de forma legível e sem rasuras.

Serão registradas, no mínimo, para as disciplinas de 02 (duas) aulas por semana, 03 (três) notas bimestrais de avaliações, 02 (duas) notas para as disciplinas de 01 (uma) aula por semana e 06 (seis) notas para as disciplinas de 04 (quatro) dias na semana (séries finais).

Serão registradas, no mínimo, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática 07 (sete) notas bimestrais e para as demais disciplinas, 03 (três) notas (séries iniciais).

As notas serão verificadas quinzenalmente pela Supervisão Escolar.

Os alunos com faltas justificadas terão direito a realizar a avaliação em outro momento determinado pelo professor. Em caso de não alcançar a média, igualmente fará a Recuperação Paralela.

Os espaços do Diário de Classe deverão ser preenchidos com o mesmo número de notas para todos os alunos.
O Diário de Classe é um documento para registro dos conteúdos, atividades desenvolvidas e notas alcançadas que deverá permanecer na escola caso haja necessidade de divulgação das informações nele contidas.

Os Diários de Classe serão entregues diariamente para o serviço de Supervisão Escolar.

O Diário de Classe será entregue à Supervisora Escolar ao final de cada bimestre e após o Pré-Conselho devidamente preenchidos com notas das avaliações, notas de Recuperação Paralela, médias fechadas, número de faltas por aluno, freqüência, conteúdo e atividades desenvolvidas. Todos os diários serão assinados pelo professor da disciplina.

6.0  – Plano de Aula e de Ensino

O Plano de Ensino é o documento norteador do trabalho do professor, pois apresenta os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o ano letivo. Nele constam os conteúdos mínimos a serem estudados, tornando-se desta forma, flexível para o acréscimo e para o ajuste de novos conteúdos.

Serão confeccionadas 02 (duas) cópias do Plano de Ensino, 01 (uma) para o professor e 01 (uma) para ficar arquivada na Unidade Escolar.

O Plano de Ensino deverá ser entregue até o dia 29/03 para a Supervisora Escolar.

O Plano de Aula é o registro escrito da programação do professor para suas aulas, além de ser uma das maneiras de comunicação entre Professores, Supervisão e Direção. Por isso será feito antecipadamente, diário ou semanal e estar de acordo com o Plano de Ensino. Nele constarão as áreas de abrangência (Disciplina, Conteúdos, Atividades Relacionadas, Avaliações, Recuperação Paralela e Tarefas para Casa).

O professor terá acompanhamento e visita da Supervisora Escolar 01 (uma) vez por semana.

7.0  – Equipamentos

O vídeo cassete, retroprojetor, aparelho de som, Data Show TV da Sala de vídeo, serão agendados antecipadamente com o Profº Cristiano, Instrutor de Informática mediante contato com o mesmo.

Os computadores do Laboratório de Informática são de uso exclusivo para as aulas de informática.

Fica vetado o acesso a sites de redes sociais e mensageiros instantâneos, também como sites de conteúdo impróprio ou não condizente com o ambiente.

Para restringir o acesso aos sites citados, haverá um bloqueio dos mesmos para quem usa a rede da escola, em caso de encontrar um site impróprio ainda não bloqueado, deve-se repassar o endereço ao Instrutor de Informática para que ele possa realizar o bloqueio do endereço.

É expressamente proibido repassar a senha da rede sem fio para alunos, já que seu uso é apenas para Laboratório de Informática, Biblioteca e Professores/Funcionários da Escola.

8.0 - Recomendações

Os alunos doentes serão encaminhados para a Orientação Educacional juntamente com os líderes.

Goma de mascar, Bonés, Piercings, Brincos e Celulares, são expressamente proibidos na escola e em sala de aula.

Alunos e professores devem evitar ficar nas janelas das salas de aula.

A saída dos professores da sala de aula deverá ser evitada, pois gera indisciplina. Utilizar o líder de classe, sempre que necessário para realizar solicitações.

Serão encaminhados para quadra, em caso de falta de professor, somente os alunos que estiverem em aula de Educação Física. Nas demais disciplinas, serão feitas substituições com atividades em sala de aula.

Os combinados de sala serão realizados pela Orientação Educacional e fixado na sala pelo professore regente (1º ano a 8ª série).

A escolha dos Líderes de Classe e dos Regentes de Turma será resultado de um trabalho dirigido do Orientador Educacional e passará pela aprovação dos professores.

É necessário que o professor, ao utilizar a Biblioteca Escolar, selecione antecipadamente o material de pesquisa e se comunique com a professora responsável pela biblioteca.
A solicitação da presença dos pais na escola deverá passar pelo conhecimento da Orientadora Educacional.

Os cadernos dos alunos serão acompanhados pelo professor. Nos anos iniciais corrigidos, nos anos finais, carimbados. O acompanhamento sistemático dos cadernos se faz necessário para conferência de tarefas e atividades não realizadas, trabalhos não entregues, conteúdos não registrados, etc.

Os alunos serão retirados da sala de aula somente com a autorização da Orientadora Educacional que avaliará a gravidade da situação estabelecida.

O uso do guardanapo é obrigatório.

Os alunos do 1º ao 5º ano serão encaminhados e acompanhados pelo professor.

A saída dos alunos da sala para idas ao banheiro será identificada por um cartão, inclusive durante as aulas de Educação Física.

Os materiais didáticos serão solicitados para a Administradora Escolar através do preenchimento de requisição.

Os telefones celulares dos professores deverão permanecer no silencioso.

Caso seja necessária a utilização do telefone da escola, o professor utilizará a linha telefônica da Secretaria.

Cada professor recebe uma chave da sala de aula, que deverá fechar sempre na hora do recreio ou sempre que precisar se retirar da sala e deixar material de alunos.

O professor é responsável pela chave que recebeu, caso haja perda ou quebra, o professor deverá providenciar outra imediatamente.

Itajaí, 07 de Março de 2013

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